Os cristãos têm como costume não comer carne vermelha nas Sextas-feiras Santas (a que antecede o Domingo de Páscoa). A data é reservada para o reconhecimento do sacrifício de Jesus Cristo que morreu neste dia. Por isso, a igreja recomenda que neste dia os fiéis façam um sacrifício e se abstenham de carnes vermelhas. Surge, então, o costume de comer peixes nesta data.
A Sexta-Feira Santa está chegando e preparamos receitas especiais que tem como ingrediente principal o Bacalhau!
Mas antes disso, Você sabia que o Bacalhau não é um peixe? Não existe uma espécie de peixe chamada Bacalhau, na verdade bacalhau é o nome dado aos peixes do gênero Gadus, após o processo de salga, sendo o dito “original”, ou “verdadeiro”, o bacalhau encontrado no Oceano Atlântico, chamado Gadus morhua e as espécies Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
Confira essa receita deliciosa de Bacalhau para preparar na sexta-feira santa!
Arroz de Bacalhau com Linguiça de Costela Carapreta
Modo de preparo:
Em uma panela com água fervente, cozinhe as postas de bacalhau rapidamente por 15 a 20 minutos, ou até que estejam macias. Retire, desfie e reserve.
Em uma panela grande, adicione um fio de azeite e leve as linguiças para grelhar, retire e reserve. Na mesma panela acrescente a manteiga e o alho, deixe dourar. Adicione os pimentões e a cebola roxa, refogue rapidamente. Adicione o bacalhau já desfiado, junto com a linguiça fatiada; incorpore bem. Finalize com raspas de limão siciliano e um pouco do suco, salsa e cebolinha, um fio de azeite generoso e experimente. Corrija o sal caso necessário.